11 de fevereiro de 2012

BARCELONA

Barcelona, cidade de Gaudi, com a sua história, modernidade, arquitectura é uma cidade fascinante, sem dúvida para ser vivida.
Desde logo as fascinantes Ramblas, com o seu movimento ininterrupto e sempre animadas.
Desde a sua praia até ao monte de Tibidabo há um sem fim de motivos para visitar esta cidade.
Montjuic com a sua fortaleza, a zona do estádio Olímpico e o MNAC (Museu nacional Arte da Catalunha), a cidade velha com a Catedral de Barcelona, e as estreitas ruas onde nos perdemos na história, a praça da Catalunha com todo o seu movimento, os mercados com as suas cores.
E obviamente as incriveis obras de Gaudi, com destaque para a infindável obra da Sagrada Família, a estranha La Pedrera e as suas chaminés de formas humanas, passando pela casa Batló e terminando no incrível Parc Guell e o seu famoso lagarto, uma das imagens de marca de Barcelona.
A viagem pode ser feita em low cost, através da Ryanair a partir do Porto, ou Tap a partir de Lisboa, sendo o aeroporto de destino o Aeroporto de Barcelona, facilmente acessivel ao centro.

Las Ramblas
Para começar esta viagem nada melhor do que deambular pelas famosas Ramblas, não há melhor forma de tomar o pulso a esta cidade. As Rambas são um  conjunto de pequenas ruas que se juntam e ligam a Praça da Catalunha ao Porto de Barcelona. Há sempre muito movimento, e o que não faltam são motivos de distracção nesta longa avenida. Desde pintores, ilusionistas, homens estátua, lembranças, pássaros e claro esplanadas onde nos podemos sentar e apreciar todo este movimento.

Movimento nas Ramblas


Animadores de Rua


Quiosque de lembranças nas Ramblas

 Um dos muitos pintores de retratos e caricaturas

Os homens estátua, uma das imagens de marca das Ramblas



O Monumento a Colon (Cristovão Colombo)

Ao fundo das Rambas, temos o Monumento a Colon. Podemos subir ao seu topo e ter uma vista de todas as Ramblas ou em sentido contrário do porto velho de Barcelona.
Podemos passar horas a ver o ambiente que percorre estas ruas. Ao final de cada dia é quase obrigatório mais uma passagem por esta zona da cidade.

Perto das Ramblas, numa das ruas laterais, encontramos a Praça Real, uma zona de restaurantes e bares sempre com muito movimento, um dos pontos de encontro dos catalães.
 Praça Real

Mercat de St Josep (La Boqueria)
Sensivelmente a meio das Ramblas (encontra-se do lado direito para quem desce a rua) podemos encontrar outro espectáculo fascinante que é este mercado de frutas, carnes, peixes, sumos. As suas cores e principalmente a organização dos produtos tornam este mercado único e de visita obrigatória.
Pode ser uma paragem ao inicio da manhã, para um pequeno almoço diferente, ou um lanche a meio do dia tal a variedade de produtos ao dispor do cliente, mas é imperdivel.

Entrada do Mercado La Boqueria

Banca de frutas e Sumos

Banca de frutas

Saindo das Ramblas, uma das opções pode passar pela visita à cidade antiga (onde as Ramblas também se incluem).
A praça da Catalunha pode ser um bom ponto de partida para esta viagem na história da cidade. Muita da vida da cidade, transito e pessoas passa por aqui. As rotas dos autocarros turísticos passam todos por este ponto. É a praça da cidade, onde são feitos os festejos das grandes conquistas do Barcelona.

Praça da Catalunha

Bairro Gótico
Desta praça, seguindo para o interior em direcção ao Parc de la Ciutadella temos vários pontos de interesse, nomeadamente vários edifícios históricos.
A catedral gótica de Barcelona é um desses edifícios. Situada no bairro gótico, o mais antigo da cidade e onde se situa actualmente também a sede do parlamento da Catalunha, a Câmara Municipal, o Museu da História da Cidade ou o Museu de Picasso.  À volta da Catedral há um conjunto de ruas por onde vale a pena deambular, há sempre algo de interessante para ver, ou pode ser uma boa ocasião para fazer umas compras numa das muitas lojas de comercio, onde podemos encontrar algumas das marcas da moda ou algo mais tradicional e característico da cidade, com produtos mais ou menos alternativos.

Ruas paralelas à catedral de Barcelona


Catedral de Barcelona



Pelas ruas do bairro Gótico


Junto à catedral, numa rua lateral, embora nem sempre fácil de encontrar sem a procurar está a Praça Sant Filipe Neri. Esta praça vale uma visita, que mais não seja pela sua história, nomeadamente durante a guerra civil espanhola, onde foi bombardeada e usada para fuzilamentos, conservando ainda hoje as marcas desses eventos.
Curiosamente, hoje me dia, são as crianças que dão vida a esta praça, sendo usada como recreio de um colégio.
Rua que dá acesso à Praça Sant Filipe Neri  

Crianças que brincam na Praça Sant Filipe Neri  com as marcas bem patentes na parede ao fundo.

Uma das muitas lojas do bairro gótico
 

Não muito longe da praça da Catalunha, situa-se o Palau de la Musica Catalana, um edifício que vale pela sua arquitectura exterior e interior e que pode ser visitado pelo público.

Palau de la Musica Catalana


Outro edifício com uma arquitectura de relevo é o Mercat Santa Caterina.


Arc de Triomf e Parc de la Ciutadella
O Arc del Triomf foi a porta de entrada da exposição Universal de 1888 que decorreu no Parc de la Ciutadella.
Depois de uma longa avenida temos acesso ao parque, uma longa área de recreio e lazer.
Destaque para a sua fonte, com linhas inspiradoras da Fonte de Trevi, em Roma. além dos seus jardins, um grande lago com barcos, o jardim zoológico de Barcelona, e três museus, o Museu de Zoologia, Museu de Geologia, Museu D´Art Moderna.

Edifício junto ao Arc de Triomf

Arc de Triomf


Fonte


 Museu zoologia

Museu geologia
 

Museu D´art Modern

 Zoo de Barcelona

Da Vila Olímpica até ao Monumento a Colombo (Port Vell)
Esta foi a zona que sofreu a maior revolução para os jogos Olímpicos de 1992 e é uma das zonas mais agradáveis da cidade para um passeio.


Marina de Barcelona junto à vila Olímpica

Praia de Barcelona








No Port Vell, ao fundo das Ramblas há uma plataforma amovível que nos leva até ao centro comercial Maremagnum e uma zona de lazer onde se encontra o maior oceanário da Europa (L´aquàrium).

Plataforma que liga a cidade ao Maremagnum (aberta para passagem de um barco)


Maremagnum

L´aquàrium

Port Vell com  montanha de Montjuic ao fundo

Uma das formas de aceder à montanha de Montjuic é através do Teleférico, uma viagem que parte da Barçoloneta ou de uma outra Torre colocada junto ao edificio WTC (World Trade Center de Barcelona), relativamente perto do Monumento a Colon. É uma viagem com uma vista privilegiada da cidade e do porto.

WTC com uma das Torres do teleférico ao lado

 Montjuic
A colina de Montjuic além do teleférico está acessível também através do funicular que sai da estação de metro Paral-lel ou de outros transportes públicos. Foi um dos pontos centrais dos JO 1992, pois é neste local que se encontra o estádio Olimpico. Mas mais motivos fazem com valha a visita a esta zona da cidade. O  castelo que proporciona uma vista única da cidade, o estádio  e a sua envolvente, o Poble Espanyol, a fonte mágica, e o MNAC (Museu Nacional  Arte Catalunha), são outros pontos de interesse.

Castelo de Montjuc


Cidade vista de Montjuic num dia de nevoeiro

Porto de Barcelona (vista de Montjuic)

 Estádio Olímpico Barcelona


Tocha Olimpica 


O Poble espanyol, é uma espécie de aldeia onde estão representadas réplicas de edifícios com estilos arquitectónicos das várias regiões espanholas. Um pouco como Portugal dos Pequenitos, mas em ponto grande. Tem no seu interior várias lojas de produtos tradicionais e podemos assistir em alguns casos ao fabrico tradicional desses mesmos produtos.

Poble Espanyol




O Palau Nacional, alberga hoje o Museu Nacional Arte Catalunha (MNAC)

Avenida rainha Maria Cristina, com Praça Espanha ao fundo

Fonte Mágica, tem habitualmente espectáculos ao fim do dia, em alguns dias da semana (horários aqui).
                                                                                                     fonte:olabarcelona.com
Obra social la Caixa (museu)

Arquitectura de Barcelona
Uma das zonas arquitectónica de maior interesse fica no quarteirão em torno da Passeig de Grácia. Há vários edifícios interessantes, com maior ou menor relevo arquitectónico nesta zona de Barcelona. A casa Milà (conhecida como "La Pedrera") com a sua "estranha" arquitectura, as suas varandas únicas e as suas "chaminés" com formas assustadoras e a casa Batlló são um dos exemplos.

La Pedrera

Telhado La Pedrera com as famosas Chaminés
                                                                      fonte:feriasbarcelona.com
 Casa Batllò



Sagrada Familia
É o expoente da arquitectura de Barcelona. Quer pela sua originalidade, mas também pela grandiosidade. É a obra inacabada de Gaudi, à qual dedicou os últimos anos da sua vida. Hoje em dia ainda não há data prevista para a sua finalização, estando por esse motivo em continuas obras.

Sagrada Familia



Hospital de Santa Creu i de Sant Pau

Parc Guell
Mais uma das obras de Gaudi. É uma das visitas imprescindíveis na cidade de Barcelona. Situa-se um pouco mais fora do centro, mas é acessivel através do metro e de uma mais ou menos longa caminhada e tem entrada gratuita. Tem uma vista da cidade única, algumas construções com formas e cores fascinantes e o seu lagarto é uma das imagens de marca da cidade.
Caminho até ao parque (tem uma parte em escadas rolantes)

Vista da cidade a partir do Parc Guell


Jardins

Fotos com o famoso lagarto







Tibidabo
Um dos locais com a melhor vista sobre a cidade de Barcelona. Situado já fora da cidade, tem no seu cimo um parque de diversões e um templo religioso.




Camp Nou
Estádio de futebol do Barcelona, um dos maiores da Europa. 
No seu exterior tem a loja do clube e vale uma visita essencialmente se for para ver o museu do clube ou para ver um jogo.


Perto do estádio podemos encontrar o Palau de Pedralbes.


Assim termino com um mapa da cidade esta vista a Barcelona, uma cidade que sem dúvida vale a pena "viver" durante alguns dias, de verão ou de inverno.


Qualquer dúvida ou informação sobre este tema podem deixar nos comentários, logo que possível ela será respondida. 

Poderá ter interesse em:

3 comentários:

  1. Unknown Writer12/02/2012, 11:52:00

    Fotos de excelente qualidade, informação muito útil, talvez um dia destes dê um saltinho a Barcelona.
    Recomendo este blog, e espero que coloques mais informação acerca de outros destinos.

    ResponderEliminar
  2. Esta tudo muito bem explicado, ja visitei Barcelona e sem duvida quero voltar

    ResponderEliminar